quinta-feira, março 31, 2011

telegrama:

A breves momentos no nascimento da sobrinha M.

Por cá, esperamos todos por ti! Uma boa hora!

quarta-feira, março 30, 2011

Boletim da Grávida #24

Grávida há 38 semanas! Não estava, nem estou preparada, para muito mais. Pensámos que esta semana teríamos a Carlotinha nos nossos braços. Proderíamos vê-la, senti-la, cheirá-la,... e afinal parece que não é assim. Seria ontem (não foi) ou amanhã (veremos, mas não me parece). A pinóia está subida e o raio do útero está verde, ou assim era na passada sexta-feira. Ficou adiado o prazo por uma semana e depois de amanhã vamos submetermo-nos a nova avaliação. Vamos ver... mas estou desesperadamente ansiosa por despachar isto! Nunca a vontade em negar um ditado foi tão imperiosa: quanto à questão, nada de deixar para amanhã, quando pode perfeitamente ser hoje!

Bricolage & Restauro #6

Bem sei que ando atrasada, mas fica (finalmente) cumprida a promessa: resultado apto a ser vislumbrado.


A mim, agradam-me bastante. Quanto à Carlota... descobriremos!
Pronto! Hoje, com miaufa lá preenchi os censos e enviei. Agora, se realmente houver eficácia no cruzamento de informação, já não tenho de desculpar-me à fulana novamente. É que ao que parece, ela já não pressiona o botão da nossa campainha. Nunca mais. Pelo menos nos próximos 10 anos (dizem).

terça-feira, março 29, 2011

Estas calças são qualquer coisa...


(by BCBGMAXAZRIA)

Censos 2011

Hoje voltou a senhora para recolher os questionários e eu limitei-me a pensar que ainda nem sequer olhei para aquilo. Eu que sou tão patriota já começo a negligenciar os meus deveres de cidadã portuguesa. Quererá isto dizer alguma coisa? Parece que fui atingida pelo reflexo governamental actual. Epidemias políticas propulsoras, só pode!

segunda-feira, março 28, 2011

Digam-me por favor porque não consigo eu controlar os parágrafos aqui? Uns, rebeldes, surgem por mais que os elimine, outros, desobedientes, teimam em não se mostrar!
Pronto. É assim (que são duas expressões do melhor que pode haver no vocabulário de uma pessoazinha bem aprumada): estou contentinha com o meu popó novo. Bem, sendo uma carrinha, talvez seja melhor chamar-lhe «Popota». Pronto (outra vez), é isso mesmo. Baptizada online agora mesmo, certifica-se como POPOTA. Ora, a minha Popota é engraçada que só ela. Tem botões e mais botões para isto e para aquilo. E faz muitas outras coisas sem recurso a quaisquer deles. Talvez por telepatia, para quem não acredite em programação electrónica. Depois é espaçosa qb, que agora vai dar um jeitão daqueles. Esse até foi O motivo determinante que nos levou a despachar o popixo neste momento. Era o meu bom popixo, mas já não seria para a Carlotinha. E, por fim, a Popota ainda surpreende-me a cada viagem. Estamos, portanto, a travar bons conhecimentos e adivinha-se o cimentar de uma boa relação.
* Presságio ou não, data de 03/11, que sendo Março de 2011, podemos sempre ler como 11 de Março (data do meu aniversário). Mais, matricula LM, as iniciais do nome do marido. Tão fofinha a dar-nos miminhos destes.

sábado, março 26, 2011

sexta-feira, março 25, 2011

New


Tenho popó novo, e depois conto mais.


* Não esqueci o popixo de tantos anos (afinal o primeiro amor não se esquece), mas estou entusiasmada (tal como acontece com os novos amores).
E passar meses até conseguirmos um pintor para pintar o quarto da Carlota? E combinar com imensos (3 ou 4) e todos acertarem um dia, hora e tudo mais e falharem como me falham as notas de 500? E resumirem-se ao silêncio e nem sequer atender as chamadas?

MAIS... e finalmente conseguir um (emprestado por uns dias) e pular de alegria (e de alívio, verdade seja dita) e afinal ele ser um TRETAS. Mas à séria. PINTOR da construção civil não, seguramente! Afinal de contas que pintor falha os cálculos da quantidade de tinta assim em mais do triplo? Se são necessários 2,5l, que pintor pede 10? Se são necessários 8l, que pintor pede 20l? (Já agora tenho para venda/troca/oferta imensa tinta rosa doce e outra tanta beige e ainda alguma azul.)? Que pintor pinta sempre para o mesmo lado? Que pintor não sabe distinguir tinta de primário/isolante quando a lata está enormemente identificada (e acaba por dar 3 demãos de isolante porque lhe parece que a tinta não está assim tão bem)? E muito mais por apontar... Pintor? Lá isso ele é, mas de historinhas. Conta historinhas tão pintadinhas que parecem contos para parvinhos. Coitado do senhor cuja consciência não abona.


Enfim... não fosse a iminência da chegada da Carlotinha e tinha ido passear ao fim de poucas horas. Assim, aguentei uns dias. Mas depois entornou e disse algumas (poucas) coisas que me apeteceram. É que no tipo o profissionalismo figiu todo para a arrogância. E ele indignou-se. E revoltou-se. E praguejava como só ele e anunciava nunca ter conhecido uma mulher como eu: atenta, precisa, com elevado sentido de qualidade e exigente a esse nível. É que ontem ele deu o trabalho por concluído e se está feito (diz ele), não está certamente perfeito!


E hoje eu e o Sr. António (me valha) andámos de pé no escadote e pincel na mão. Mas foi sempre um dia melhor porque ele já não veio. E agora sim, está tudo pintado.

quinta-feira, março 24, 2011

E não fosse este corpinho de grávida de 8 meses e meio e eu iria querer este casaco!

Boletim da Grávida #23

Ontem cumpriram-se 37 semanas.
O tempo passa. Ora rápido, ora devagar, mas passa e sente-se esse passar. A Carlota está às portas e nem sei como me sinto. Penso que estamos ambos assim. Uns dias sentimo-nos os melhores pais do mundo, outros sem qualquer preparação para o efeito. Certo é que mergulharemos de cabeça e sem receios neste mar de encargos que pedimos e para o qual agimos. A iminência da sua chegada, do DIA N, faz-nos apressar em preparativos (que andavam alguns esquecidos outros adiados, mas quase todos negligenciados) e quase não temos tempo para reflexões de última hora. Não é mau. É abraçar o desconhecido assim tal como ele é: não conhecido! E sorrir sempre. Mesmo se por acaso nalguns momentos a vontade for de chorar. Mas para isso temos Kleenex!

quarta-feira, março 23, 2011

E foi assim que também o PM nos deixou...

e, diga-se de passagem, deixou-nos num rico-estado, sim senhor!

BOA SORTE a ambos, a ele e a nós! Mas se bem creio, a felicidade não implica caminhos cruzados. Talvez o melhor seja mesmo cada um seguir a sua vidinha, assim sem grandes ressentimentos (se for possível!).

1932-2011

terça-feira, março 22, 2011




Foi há 10 meses! E depois disso, todos os dias. Love U

DAY to DAY - Like!

Cross-body bag, € 138, na Bimba & Lola

Fazem falta!

Temos a prima (ou prima-mana) X e o mano BS de férias. MORRO de SAUDADES deles. Até a Carlotinha sente a falta, pois afinal também é um pouco deles. Não se aguenta!
Por vezes até estamos mais dias sem nos vermos, mas a consciência da distância, o saber que o Atlântico ocupa espaço, hiperboliza os sentimentos e oito, ou dez, ou doze dias parecem simplesmente 80, 100, ou 120!
A Carlotinha tem estado proibida de se manifestar anomalamente antes da chegada de ambos. Hoje chega a prima X e é bom. Creio que amanhã chega o BS e vira óptimo.

* E devem vir pretos e de sorriso estampado no rosto e cheios de histórias para contar. E vão causar daquela inveja da boa, que nos faz lamentar não ter estado lá com eles. Mas já estão prometidas férias com cada um deles. Mas com a Carlotinha iminente, talvez para o ano...

segunda-feira, março 21, 2011

Lily

A Carlotinha ganhou o seu primeiro cachorro: o cão salsicha kids Lily, da Zara Home.

* Querendo um de carne-e-osso terá que provar as suas capacidades num estágio de uns dias em casa dos avós.

Boletim da Grávida #22

E ter os pés feitos nuns trambolhos? E as mãos numas patinhas e ver os dedinhos duplicados? E ter um rosto redondinho (demasiado!)?
É ter a confirmação de que a gravidez deforma uma mulher e ansiar pelo chegar da hora de tudo voltar ao normal. E mais a vontade de ter a Carlotinha cá fora e ficar assim: só a contemplá-la e descansar...

P.S.: Por agora ainda tenho móveis para isolar, outros para montar, gavetas para forrar, roupa para lavar, e mais para engomar e outras tantas coisas para comprar e arrumar! Raios mais esta coisa de tudo ficar para o fim. Deus me valha!

OBRAS BUHHH!

Isto tem dado chatice. Não tem corrido mal. O Sr. António não trabalha mal. É surpreendemente rápido e acertivo. Mas o tempo escassa e isso é inultrapassável. E afinal (pequenas) obras nunca são pequenas.
Hoje fez-se acompanhar pelo pintor. Fui com ele às compras e agora é preparar tudo para as primeiras pinceladas que se adivinham para amanhã. Estimam ter tudo pronto quinta-feira. Vamos a ver. Até lá vou andar de nervos em franja. E sem tempo e disposição p'ra grandes dissertações.

quinta-feira, março 17, 2011

E dar início a (pequenas) obras em casa a menos de 2 semanas de a Carlota nascer? Não queiram saber...
Hoje o dia corre ao ritmo da batucada decorrente do Sr. António andar de escopo e marreta a picar paredes!

quarta-feira, março 16, 2011

Quem nos TRAMA?

Já temos o berço da Carlota montado. É o giro berço-baloiço da TRAMA, mas com dossel.
Olhámos os dois para a marca e não deixámos de pensar que TRAMAdos estaremos nós se ela pensar em noites difíceis!

In Loja do Cidadão

Logo ao sair de casa foi ouvir a mãe a dizer que às 9h30 já era tarde para me enfiar na Loja do Cidadão, que mais valia voltar no dia seguinte logo às 7h e que ninguém tira fotografias para documentos com 8 meses de gravidez (e tudo o que a isso está associado). Só os loucos! Foi sorrir em resposta e dizer que teria que fazer tempo até às 10h e, como preciso de ter documento de identificação em que apareça casada antes da Carlota nascer, iria gastá-lo às portas do guichet do IRN.
Foi lá ir e bradar aos céus pelo barrigão de 8 meses. Assim que questionei sobre como conseguir uma senha prioritária a senhora disse que não era necessário, que seria já a próxima! Pois com esta gravidez avançada passaria à frente das prioritárias! Que bom! É que ninguém queria que entrasse em trabalho de parto ali. Só pode!
Em suma, contrariando os terrores proclamados destas aventuras, resolvi tudinho tudinho em meros 23 minutinhos.
Ah e ainda aprendi que o segundo segmento do meu código postal afinal não é 360, mas 436.

segunda-feira, março 14, 2011






Nas palavras do EXPRESSO, "O protesto "Geração à Rasca" chegou ao Rossio com mais de 200 mil pessoas que "desaguaram" da Avenida da Liberdade".
RASCA é este Governo, mas RASCA é também esta atitude deprimente, desconstruída e subeducada que se pronuncia de galo ao peito e cabeça no ar.
Pois é meus amores, a Mia já tem 29 anos! Fresquinhos, fresquinhos que só eles assim cumpridos sexta-feira. E no Sábado já me havia esquecido e proclamei-me ainda com 28. E nos 28 casei, engravidei e terminei a pós-graduação. E mais também.
E os 29 estão fresquinhos, fresquinhos e espero que promissores. Para já, a Carlota está às portas e tenho para mim que esse vai ser o mote de todo o ano. Ou de toda a vida, pois diz que a maternidade tem dessas coisas.
Não houve festarola porque não apetece e isto de fazer 29 não é assim tão bonito. São os últimos 20. Para o ano são os 30! E parece que pesam. A mim não que ainda não sinto os 29, mas aos outros que se identificam. Houve apenas um jantar calminho para a famelga e nada mais.
Para os 30 vingo-me. Vou estar melhor que agora. Sem o barrigão e inchaços e outros tais. (A menos que se cumpra, acidentalmente, o desejo ardente do marido em “encomendar” outra cria já de seguida!) E depois vai haver festa e fotos e conversa e não me esquecerei de vós. Mas para já: até lá!

quarta-feira, março 09, 2011

E mais bonito.

E até tem estas capinhas catitas. Like it.

Boletim da Grávida #21

35 semanas! Que tanto parecem 10 como 100!
Estou em contagem decrescente sem saber às quantas ando. Mais 2 semanas? Menos? Mais 4? Mais? Fico ansiosa. Surgem todos os medos. E viro mariquinhas. E num ápice já sou confiante. É que tudo vai ser difícil, mas depois vai logo ser muito menos complicado que isso.
E o corpo muda e encarna novas respostas. E perguntas. E perguntamo-nos se serão os primeiros dos últimos sintomas. E ficamos a pensar se será já para a semana. Ou se ainda não. Aii...
E pouco mais. E outro tanto.

terça-feira, março 08, 2011

As mulheres deles #5

Em Dia Internacional da Mulher deixo-vos com as mulheres (feministas) de Ricardo Reigada Pereira.
"O feminismo e os conflitos intergeracionais assentam numa mesma premissa. Qual? Copiar o modelo que "aparentemente" visam combater. Em suma, pertencem àquilo que repudiam."
, in Monadologia

E depois apelidam-me de machista! Isto porque me oponho ao feminismo (e talvez por isso nem goste muito deste dia) que me soa tão utópico como o comunismo.
São véus de pronto-a-vestir que, por não serem cortados à medida, ofuscam a visão e impedem a descodificação. Não sou machista. Adoro ser mulher e ser feminina (ainda que por vezes na charneira da piroseira). Sou mulher e ser mulher é diferente de ser homem. E é assim que quero permanecer: uma mulher muito diferente de um homem.

segunda-feira, março 07, 2011

Hitler já se pronunciou

"Vale mais uma nota sentida do que uma nota afinada" - Homens da Luta

Deve ser com isto que esperam revolucionar os resultados maravilhosos de há anos a fio. É bem verdade que pior que o último lugar torna-se deveras difícil, mas já não acontece o mesmo com a imagem que arriscamos transmitir de Portugal e dos portugueses. Lá virão novamente com a ideia (ainda não totalmente abandonada) do portuguesinho analfabeto, de bigode a cheirar a cavalo e da sua fêmea burrinha e igualmente analfabeta e de bigode! Ambos bons para pastar as cabras lá pela serra.

Será já fruto da liderança da comissão da ONU assumida por Sócrates?

Ui c'a bom


Bem sei que é melhor não gritar alto porque o meu Sporting tem andado por caminhos amargurados (que nos envergonham) mas, depois de tantas vozes-insurgidas-para-cantar-de-galaró, isto sabe bem, mesmo bem.

sexta-feira, março 04, 2011

GALLIANO & DIOR: O Último Adeus









E isto quando "Eu amo Hitler" terá ditado o divórcio deste casamento tantas vezes perfeito.

quinta-feira, março 03, 2011

Os miúdos de hoje: GERAÇÃO GADGET?!

Aos 5 anos...
58% sabem jogar computador, mas apenas 1/4 sabe andar de bicicleta e também só 20% sabe nadar.
69% sabe manusear o rato, mas apenas 11% sabe atar os atacadores dos sapatos.
28% sabe fazer um telefonema, mas apenas 20% sabe como ligar para um número de socorro.

* Resultados de um inquérito realizado pela AVG a mulheres de 10 países.
E corroborando a amizade a Khadafi, Portugal aceita presidir o comité especial de sanções para a Líbia das Nações Unidas.
Três dias a levantar-me cedinho, cedinho. Porque há análises chatas, há exames, e outras coisas que tais que a tal obrigam. E depois é dormir mal há muitos mais dias. E agora o sono desperado é eminente, ultrapassa o apetite para o almoço e faz-me ansiar por me atirar para o sofá e cobrir-me da cabeça aos pés com o cobertor-mais-querido. Aiii...

quarta-feira, março 02, 2011

Adoro-te há 5 anos, e mais

Foi há 5 anos que nos chegaste como uma encomenda com grande laçarote! E foi há 5 anos que a nossa vida começou a ser assim, mais enfeitada. Alegras-nos todos os dias e tornas cada um deles mais feliz. É também essa a tua missão: encher-nos de alegria. E consegues na perfeição.
Adoro quando dizes que gostas "muuuuuuito" de mim e me dás abracinhos apertados. Adoro quando pedes à mãe para não ir ao colégio e ficares por cá só porque tens saudades minhas, ainda que tenhamos estado juntas até há poucas horas. Adoro quando me queres ajudar em tudo e participar como uma crescida. E na verdade só atrapalhas e tornas tudo mais moroso, mas eu adoro. Adoro as expressões que fazes quando te repreendo e as queixinhas que corres em fazer. Adoro quando te enganas e me chamas "mãe", apesar de fingir que não e corrigir-te seriamente. Adoro como nunca te esqueces da Carlota, fazes reparos à minha barriga e projectas no tempo tudo o que queres fazer com ela. Adoro como dizes que agora és a minha menina mais crescida, porque a Carlota é a pequenina. Adoro como te sentes parte da minha casa e da minha vida. Adoro que preenchas uma parte importante da minha vida. Adoro o que me permites sentir. Adoro-te a ti. Muito. Muito.

terça-feira, março 01, 2011

E era uma relação tão boa. Com frutos tão apaixonantes como este.

John Galliano cruza portas da Christian DIOR

Para já, o director artístico de há 12 anos fica suspenso de funções. Em construção está o processo de despedimento do colaborador. É que o Sr. Galliano ou controla o consumo de bebida ou controla a sua língua. E se não consegue, é o que dá. A casa Dior vem assim condenar publicamente a atitude antissemita e racista do criador que teima em publicitar a sua adoração por Hitler e o seu desprezo pelos judeus, tendo mesmo chegado a agressões pessoais, pois é algo a que se quer dissociar, claro está! Se não se porta bem, rua! Acho muito bem!

* Quanto ao desfile de sexta-feira, no âmbito da Semana da Moda de Paris, ficamos sem saber se a Dior o manterá ou anulará.

Bon Voyage

Breve NOSTALGIA

que não sei se será mesmo breve ou se irá perpetuar-se eternamente, assim como um primeiro amor. E é isso mesmo, foi também um primeiro amor, o meu popixo que me acompanhou nestes últimos 9 anos. E esta relação terminou assim de repente, de ontem para hoje. E na nossa última viagem juntos e a sós, esta manhã, estes 9 anos passaram-me assim em película à frente dos olhos - tal qual falam dos antecedentes-às-experiências-de-quase-morte. E tive saudades. Saudades do que vivemos e do que não chegámos a viver. Estou um pouco triste até. Já não somos um team e esse peso sente-se no coração. Pesa. Aperta. Foi essa nossa relação que me apelidou de Mia Schumacher. E hoje rio (como sempre) com isso. Mas não vamos chateados. Nem carregamos a tristeza da morte de algum. Apenas é fruto das voltas da vida. Vidas que seguem agora linhas diferentes.

E para a tua nova vida desejo felicidade vibrante pelos caminhos sinuosos que ambos gostamos. Momentos de prazer a alta roda. Aquela adrenalina primitiva que provoca vibrações. E juizinho. Muito juizinho. Cuida-te.
Love.