terça-feira, janeiro 31, 2012

Janeiro chega ao fim e parece que 2012 ainda não arrancou verdadeiramente...

domingo, janeiro 29, 2012

Verdadeira tarde de Domingo

Estou de tal maneira que cá para mim vou para a caminha logo logo a seguir à pequena Carlotinha. Mesmo daqui a pouquinho, uns minutinhos apenas. É que hoje nem o sofá me seduz.

sábado, janeiro 28, 2012

Tranças e Trancinhas














Desde pequenina que sou adepta das tranças e dos entrançados. Adoro. Recorro imenso. É verem-me de trança pelo ginásio. E o mesmo em casamentos, ou outras festas. E são bem capazes de me encontrarem com qualquer cabelo destes, ou todos. Seguramente.

quinta-feira, janeiro 26, 2012

Vitó Jeans

Hoje a Vitó veste pela primeira vez jeans.
Sempre pensei que aconteceria muito, muito mais tarde.

É hoje. Porque hoje, quando sair à rua, também há capote alentejano e boné à lavrador.

quarta-feira, janeiro 25, 2012

Finalmente alguém da Seur (o mesmo parvo que no outro dia descarregou e entregou o plasma e que cá para mim o partiu aos bocadinhos) apareceu cá por casa para recolher aqueles 164kg de lixo mecânico.

Agora só falta chegar outro, mas desta feita inteiro, faz favor.

segunda-feira, janeiro 23, 2012

Expressões do Arco-da-Velha #5

Muito bem se canta na Sé, mas é para quem é

Em criança piquena ouvia repetidamente, ou a avó que me criou, ou a empregada que se manteve lá por casa mais de 19 anos. Soava-me a lenga-lenga e não atentava ao significado.
Mais tarde, se pensasse em alguém que se vangloriasse de um feito obviamente não por si praticado, para além de o tomar como invejoso e cheio de cobiça, fraudulento e descarado, recordar-me-ia das palavras de outro tempo. É que a pura das verdades muitas são as vozes que se levantam para cantar na igreja, ainda que a pureza de espírito se fique, em muito, a dever. E a contar pelos candidatos, maior seria o coro que a restante congregação.
Vale a fé e a esperança dos crentes em que a verdade seja conhecida e que a glória seja dada aos rectos de espírito e autores das obras puras.

sábado, janeiro 21, 2012

sexta-feira, janeiro 20, 2012

Ora aqui está!

Cavaco desilude

(novamente)

Não é que o senhor, pobre coitado, figura eminente do Estado português, ilustre personalidade de Portugal, mais importante entidade de representação política, pobre coitado, em 2010 arrecadou APENAS 141 000€ brutos em pensões. Pobre coitado, que mesmo somando a pensão da esposa, ainda tem de socorrer-se das economias de toda uma vida de trabalho (e que até agora não só não lhes tocou, como continuou a conseguir amealhar qualquer coisinha). E caso assim não fosse, o pobre coitado não teria como fazer face às suas despesas. Pobre coitado...

quinta-feira, janeiro 19, 2012

A menina gosta


bem na tendência. E que bem a meninas de pele branquinha branquinha e cabelo cor de cereais. Como a Mia.
O monstrinho da Panasonic continua por cá e eu juro que raiva me dá tamanho emplastro. Se não o recolherem antes, Sábado vai parar pelo menos ao quintal! E depois não quero saber. É que no mínimo desejo-lhe uma constipação maior que a minha.

The Cure no Optimus Alive '12

Anunciados há pouco como cabeça de cartaz do dia 14. Aqui.
O marido vai gostar.
Temo que o nariz me caia assim agarrado a um qualquer lenço de papel destes que pelo chão deste quarto já abundam. Ou pelo menos a sua primeira camada de pele.
Se na outra noite o marido me pegou o nariz entupido, o jantar de ontem na casa dos sogros veio piorar substancialmente a coisa. OMG!

quarta-feira, janeiro 18, 2012


O novo Digimonitor 8'' Plus da Miniland chegou cá a casa. E que bem que o acolhemos.

terça-feira, janeiro 17, 2012

Mãe Babada

Hoje uma mãe e uma avó de uma bebé de 11 meses dirigiram-se a mim e aclamaram a beleza da Vitó. Diziam elas que a minha menina é linda, que é mesmo um bebé de anúncio.
E eu fiquei babada!

segunda-feira, janeiro 16, 2012

Voluntários

Tenho um monstrinho cá em casa: um plasma de 65 polegadas (com ecrã estalado) a tapar a porta da cristaleira e que complica o acesso aos balões para o marido. E mais a caixa no hall de entrada que não me deixa abrir a porta de casa para a rua por completo.
Aceitam-se voluntários para levarem isto daqui para fora. É que os senhores vinham até às 17h e até agora nada. Nem me parece que seja hoje.

Golden Globe Awards #2

Já outras nem tanto, valha-me Jesus Maria José!


Sharon Osbourne enrolada no cortinado lá de casa, da dela.


Michelle Williams em versão Wilma Flintstone?


Madonna e Andrea Riseborough, que duas!


Lea Michele directamente do Ginásio Clube Português!



Kelly Osbourne em versão bruxa da Pequena Sereia.




Heidi Klum desilude, sem salinho nenhum.



Freida Pinto, onde vai?





Emily Watson também parece perdida. Look da avó ao casamento da neta. E ainda assim, com um péssimo soutien.

Golden Globe Awards

Para já interessa referir os modelitos que se fizeram apresentar pela passadeira vermelha, nesta cerimónia que antecede os Óscares. A coisa não me fez deslumbrar. Parece-me até que tem vindo a perder o encanto. Ou então nós, as portuguesas, tornámo-nos mais difíceis de encantar - o que não deixa de agradar. Bom, mas ainda assim algumas meninas estiveram bem.

Costas fenomenais estas apresentadas pela Claire Danes.


A Elle Macpherson levava um vestido ao estilo dos 736 vestidos de noiva que vi há dois anos quando procurava o tal, mas ainda assim esteve bem. E aos 50, senhores, aos 50!





Que elegante estava a Helen Mirren, num azul nocturno que adoro.



A Charlize quase deslumbrou neste seu nude.



Aqui a Angelina e o Brad elegantérrimos como nos habituaram. Mas a senhora bem que podia aceitar uns 10 kilinhos dos meus que ficávamos ambas com ar mais feliz.




Julie Bowen no meu nude preferido. Já o cabelo merecia maior atenção.




A Jessica Alba não ía mal no seu bastante seguro cinza. Mas podia ter deslumbrado. Já vi mães de noivos parecidas.



Gostei bastante do modelito da Mila Kunis. Certamente arranjaria uma cantinho cá em casa.



Gostei do que a Paulinha Patton nos trouxe. Um arrojado amarelo que lhe ficou mesmo bem.


Estava fofinha a Sarah Hyland.



E a Sofia Vergara boazona neste seria nocturno.

domingo, janeiro 15, 2012

Logo vamos jantar aqui com uns amigos.
A Vitó fará as delícias dos camareros.
E o toucinho-do-céu fará as nossas delícias. Eu e o marido partilhamos um para o estrago não ser tão gordo.
Se quiserem provar o melhor toucinho-do-céu, já sabem... é ir até à Casa das Enguias, na Lançada (Montijo).

Querida avó

hoje farias 80 anos e estaríamos em festa!
Bem sei que poucos chegam a essa idade. Só os eleitos. Mas não entendo porque tu, como foste para todos (nós de casa e para os de fora), não foste uma das eleitas. Tanta falta nos fazes. Mais não seja para podermos sentir o teu cheiro e ver o teu sorriso.
Queria tanto ver-te ver a minha Vitorininha piquenina. Queria imortalizar-te. Queria ter-te sempre. Aqui. Para mim.
Só posso pensar que estás num local melhor. Porque foste uma das eleitas.

sábado, janeiro 14, 2012

Minha rica televisão

A TV da sala cá de casa tens uns aninhos. Uns 10, por aí. E volvido todo esse tempo não passou a pequena nem a feia. É um retroprojector da Sony e já se mudaram duas lâmpadas daquelas que custam meio ordenado mínimo nacional, o que não foi agradável mas também não a fez chumbar no balanço comportamental. É uma menina que não se tem portado mal. Mas a duas semanitas do Natal resolveu revoltar-se. Não sei se foi pelos cortes dos subsídios ou pela conjuntura social que tanto afecta a classe trabalhadora, pois digo-vos que é menina que trabalha muito. De qualquer modo, a verdade é que nos tem dado uma luz azul ali por cima do seu nome, bem ao centro e um pouco abaixo. E nós dispensávamos esse mau presentinho. Assim sendo, resolvemos que a menina merecia um castigo e, como tal, será despromovida: da sala grande passará para o anexo das festarolas.
E encontrámos a menina perfeita para vir ocupar o seu lugar de destaque, pois que há pérolas televisivas e cinematográficas que não podem ser perdidas. Um Plasma Panasonic Viera 3D Full Hd de 65 polegadas. E havia tempo de espera para a entrega. E ontem o dia tinha finalmente chegado. E o L ía ajudar o marido nas montagens e ligações. Jantámos os quatro e depois iniciaram-se as operações. Mas fatalmente foi sexta-feira 13 e se eu tinha simpatia por esses dias, sentimos na pele todo esse azar e mudei de ideias. Não é que a dita cuja chegou-nos a casa feita em fanicos?! Com o ecrãzinho todo estaladinho?
O marido, assim a cair para o incrédulo, não se cansa de repetir: minha rica televisão.

sexta-feira, janeiro 13, 2012




Esperamos estes pequeninos cá em casa.

Hoje, a qualquer momento.

E o marido está regozijante!
Ora ora, gamaram o cigano! Visitou a terra e foi assim que o receberam. Aqui.

quinta-feira, janeiro 12, 2012

Hoje o sogro faz anos! 60! E vai haver festa surpresa. Houve almoço lá em casa, para os familiares e amigos disponíveis, que isto de ser 5ªfeira não facilita a coisa. Nós estivemos lá. E agora é despachar tudinho, tudinho, terminar o que ainda falta. Levantar as fotos da sessão de ontem*. Embrulhar presentes e ter tudo perfeito lá pelas 19h30. E depois é vê-lo ser surpreendido por todos. Familiares e amigos de casa, daqui de perto e de longe também. Que isto dos 60 anos não é todos os dias.


*A cunhada C lembrou-se de levarmos as meninas a uma sessão de estúdio. As duas bonequinhas estavam mesmo lindas, mas a tarefa não se adivinhou fácil. Mafaldinha sorridente e bem disposta. Carlotinha não simpatizou com a fotógrafa. A senhora também não tem o melhor dos ares para o classicismo da minha princesa. Olhava para ela com expressão de análise da ave rara que lhe surgira diante si. E a coisa ainda piorou quando decidiu entreter-se com a prima, tal qual pobre coitada nas suas mãos. Era puxar-lhe o laço do cabelo, depois o do vestido, depois os sapatos, enfiar o dedinho no ouvida ou puxar-se os caracolitos. Foi manifestar a exorbitância do seu carácter compactada naquele instante. E a prima? Sorria. Sorria sempre.


Ainda assim, no fim do tempo, queríamos uma e outra e outra e outra fotos e foi complicado escolher a eleita.

quarta-feira, janeiro 11, 2012

Responsabilidades atribuídas

Amanhã o sogro faz 60 anos! E eis que fiquei incumbida de comprar um presente colectivo. E mais o presente de nós cá de casa. E depois de toda uma manhã nas compras... nada! Depois de correr o Colombo, El Corte Inglés e Saldanha. Só consegui uma aquisição e não tão boa quanto se esperava. Os saldos rebentaram com os números. Só há agora dois abaixo ou dois acima. Raios! E ele é esquisitinho. E eu nunca pensei em tal grau de dificuldade. Enfim... tenho mais 2h para me desenvencilhar.

Emancipação #2

A Carlotinha, Tota, Vitó é a mais bela das bebés. Tenho uma menina mesmo linda, espertalhona e muito, muito crescida. Dormiu do seu quartinho e, se foi um pouco mais difícil que o normal adormecer, dormiu a noite todinha como uma linda menina. 22h20 - 8h10m! Que linda! Que orgulho! Que amor!

terça-feira, janeiro 10, 2012

Emancipação #1

Adivinha-se, já para hoje, a primeira etapa da emancipação da Vitó: no auge dos seus 9 meses, abandonará o calor do quarto dos seus progenitores e estrear-se-á em aventuras nocturnas pelo seu doce quartinho.
É bom. Para ela e para nós. Mas agora que está iminente, tenho o coração apertadinho.

Estou In

Em 2011 nasceram mais Rodrigos que qualquer outra gente. Quanto às meninas, o nome mais escolhido, e consequentemente registado, foi Maria.
Eu conheço um desses Rodrigos. Mais, a ser menina, seria Maria!
Já em 2010 havia sido assim. Rodrigos e Marias.
O meu nome nunca esteve tão na moda!

segunda-feira, janeiro 09, 2012

Hoje foi dia de consulta na pediatra.
Carlotinha linda, crescida, com os seus 9,600kg e 73cm no seu percentil 90 e saudável (como sempre, graças a Deus).
Faladora (já diz imensas coisas), graciosa (com as palminhas, adeuzinho, a imitar a avó, e outras mais) e equilibrista (adora meter-se em pé e lá ficar). Refilona que só ela e risonha que se desmancha.
Mas giro, giro, foi saber que inicia-se a fase da libertinagem: toca a começar a experimentar comer quase tudo. Venham daí as provas de sabores e texturas e vê-la fazer as maiores caras todos os dias.
E amanhã, amanhã deve mudar de aposentos. Daqui a menos de nada faz um aninho. Está uma crescida.

sábado, janeiro 07, 2012

A Vitó cumpre 9 meses! Nove!


Está uma crescida, a minha menina.

sexta-feira, janeiro 06, 2012

La Redoute e Naturismo

Pois na próxima colecção Primavera-Verão, quem não comprar La Redoute terá sempre a bela oportunidade de aderir ao naturismo. E servirá sempre de boa desculpa para não consumir aquela marca. Ora vejam esta foto do catálogo em que aparece um fulano em pelota!*


*Ao que parece, foi um lapso da marca.

quinta-feira, janeiro 05, 2012

Pedro Osório 1939-2012

Morreu o maestro que viajou pela música
Parabéns à mana Carlota!


Assim mesmo, à portuguesa.


Amo-te muito.


Foste a minha primeira menina.


E já não és pequenina...

quarta-feira, janeiro 04, 2012

Melhores amigas ou amigas de toda uma vida é para mim difícil de entender. Não nego a sua existência, mas fico sempre de pé atrás. Pode acontecer com as outras, mas a verdade é que comigo, não aconteceu. Olhando para estes 29 aninhos de vida posso pensar em 5 melhores amigas, em cinco diferentes momentos da minha vida, dos 7 aos 22/23 anos. Depois disso, deixei de acreditar nessas amizades-mais-que-tudo. As melhores amigas de outrora lixaram-me sempre em algum momento. Estavam muito mais centradas nelas ou em mim que na nossa amizade. E penso que esse foi o erro crasso. E eu avisava. As minhas melhores amigas, por isto ou por aquilo, acabaram sempre por me desejar algum tipo malzinho e contribuiram para tal. Uma e outra: ou porque eu tinha melhores notas que elas, ou porque não deixava de estudar para as acompanhar numa perseguição ao engate que tinham tido na outra noite, ou porque aquele rapaz com quem queriam curtir tinha uma paixoneta por mim (mesmo sem nada ter acontecido), ou porque namorisquei o melhor amigo do namorado de uma e teve ciúmes de esse não se tornar no seu melhor amigo (ou algo mais) também, sei lá, ou ainda porque pura e simplesmente não partilhava tudo, absolutamente tudo, da minha vida privada. Houve até quem chegasse a ter inveja da minha mãe, quem a quisesse para sua mãe. Eu bem sei que tenho a melhor mãe do mundo, mas é minha e ela sempre foi boa tia para os sobrinhos/as que foi adoptando. Enfim, por uma e outra parvoíce, uma e outra melhor amiga foi otária e deitou a perder a minha amizade, que sempre foi verdadeira e bem intencionada. Mesmo. Agora não me relaciono com nenhuma delas. Nenhuma. Não sei que lhes aconteceu. Nem à V, nem à V e à C, nem à J, nem à A. Nada. Algumas, as mais recentes, posso imaginar. Mas apenas isso. Não sei nada, mas desejo sinceramente toda a sorte do mundo a cada uma delas, que sejam felizes e que consigam manter amizades verdadeiras e desinteressadas com quem as aguentar. Caso contrário, é lamentável. Para vocês, tudo de bom, minhas queridas.
Já com os rapazes a história foi outra. Os rapazes de sempre continuam amigos para sempre. Casei, tenho uma filha e a relação muda obrigatoriamente (e isso dá assunto para outro post). Com alguns amigos falo, mas não vejo há tempos. Outros são amigos comuns e vou vendo. Outros nem falo há imenso tempo, mas sei que se falar será como se não o fizessemos desde ontem, apenas. São amigos. Estão lá e lá continuam, alguns há 19 anos, outro há 9, outro há 7, outros há 6. São uns queridos, e de um qualquer modo, serão sempre um pouco meus. Sempre. Bem sei.
E depois há uma amiga diferente, que não é a melhor amiga porque eu não acredito no estereotipo, mas que na verdade está cá nesta minha vidinha há 16 anos. A amiga R, que tem cá estado frequentemente, com quem já vivi algumas coisas engraçadas e atípicas. Com quem nunca chorei, mas já ri muito. E já a vi chorar. Já abracei e já ralhei. Já ouvi e já me fiz ouvir. Com quem já dancei, cantei e representei. Com quem já vendi e já comprei. Com quem já fui intelectual e radical. Com quem já soprei muitas velas. E hoje é a vez dela. Parabéns, minha querida amiga!

segunda-feira, janeiro 02, 2012

Homens... atrasados!




Não é que o meu homem anda atrasado e só veio aqui espreitar os recaditos ao Pai Natal este ano?! Onde é que ele anda? Pronto, eu sei que anda a trabalhar. E sei que trabalha muito. E quando não trabalha há que descansar. Mas também lhe faz bem distrair-se e vir aqui pôr a vista em cima só lhe fazia bem, a ele e a mim. Não obstante, não posso reclamar, que o maridinho portou-se muitíssimo bem neste Natal e o embrulho que me trouxe era lindo, e o conteúdo mais. E estou contentinha.


Mas não é que hoje me veio com a conversa de ter ido espreitar os ténis pedidos à LV e com a novidade (imaginava ele) que não existem em Portugal? Tão querido. Depois disse que ficou de olho no meu presente de aniversário. E isso parece-me bem.


Mas tudo isto para declarar oficialmente que tenho se não o, um dos melhores homens do mundo, com os melhores defeitos do mundo, e com as melhores virtudes do mundo. E que esse, o meu marido, é exemplar único e é meu. A vocês, paciência.


E à falta dos teninhos LV para a menina-mais-crescida (porque agora há a Vitó), trouxe uns Reezig, que muito também me encantaram. A menina gostou. E amanhã já os põe a treinar. Promete.